Notícia Contábil

Imposto de Renda: Escritórios Contábeis sofrem na entrega da declaração

30/06/2020

Imposto de Renda: Escritórios Contábeis sofrem na entrega da declaração

Todo ano, na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda, os escritórios de contabilidade trabalham em regime de hora extra para atender os clientes. Contudo, a pandemia de Coronavírus mudou a rotina desses profissionais.

Com a crise, o prazo final para a entrega da declaração foi estendido para 30 de junho. Assim, os contribuintes ganharam mais dois meses para preencher e enviar a obrigação.

Entretanto, se o prazo aumentou, o tempo de serviço nos escritórios de contabilidade diminuiu. Diversos Estados colocaram regras para reduzir os horários de atendimento nos escritórios como forma de minimizar os efeitos do Coronavírus.

Imposto de Renda

Em entrevista à rádio CBN Maringá, o contabilista Glicério Rampazzo afirma que os profissionais estão tendo que correr contra o tempo para entregar o Imposto de Renda. E além da preocupação de dar conta do recado, os contadores estão preocupados também com os clientes que, segundo ele, sumiram.

“Mesmo com a prorrogação, muita gente ainda não veio trazer os documentos para a declaração do Imposto de Renda. Muitas informações não dão pra passar por telefone e o cliente tem que vir presencialmente. E essa situação da pandemia atrapalhou bastante”, afirma.

Multas

Vale lembrar que quem não entregar o Imposto de Renda precisará pagar uma multa mínima de R$ 165,64. Contudo, dependendo do movimento do contribuinte pode chegar à 20% do valor devido.

“Para atender o Fisco, temos que fazer um trabalho extra, não importa como. Devido ao prazo de entrega, nós vamos entregar com informações básicas que conseguirmos por telefone ou WhatsApp para evitar multa e depois retificamos”, relata.

Home office

O contabilista explica que o regime Home Office ainda não funciona para muitos escritórios contábeis.

Segundo Glicério, para fazer home office, os departamentos tem que estar interligados para saber o que fazer e como fazer o serviço.

 

Fonte: Portal www.contabeis.com.br

Voltar

Seg - Sex 07:30 as 11:48 e 13:00 as 17:30