Famoso por ter criado uma grife global para o hip hop, o milionário self-made Daymond John começou sua jornada empreendedora vendendo chapéus que ele mesmo costurava. O bom desempenho foi o combustível para que criasse a mundialmente cultuada grife Fubu (for us, by us – algo como “de nós para nós”) e se tornasse um dos jurados originais do programa de TV Shark Tank.
Antes de embarcar na jornada dos chapéus, o primeiro emprego de John foi como entregador de panfletos para um shopping center que seria inaugurado na sua região, com um pagamento de US$ 2,25 por hora.
"Depois de algumas horas de trabalho, voltei para casa e coloquei meu dinheiro no pote de biscoitos. Minha mãe disse algo tão profundo que eu não entendi o valor disso até talvez 30 anos atrás. Ela disse: 'Filho, você entende algo que a maioria das pessoas não entende. Responsabilidade é algo que deve ser assumido, não pode ser dado'".
Foi a mãe de John, inclusive, que deu o primeiro pontapé para sua jornada empreendedora, quando ele decidiu fabricar e vender chapéus. Logo na primeira produção ele vendeu US$ 800 em uma hora em uma feira de rua. “Meus objetivos estavam começando a se desdobrar na minha frente. Quero dizer, eu fiz aquelas peças com minhas próprias mãos. Foi minha habilidade de vender que trouxe o resultado”.
Quando se aproximou da cultura hip hop, ele decidiu que criaria o uniforme para essa comunidade. Com um empréstimo de US$ 100 mil feito pela mãe, com a contrapartida da hipoteca da casa, ele deu início ao seu sonho.
Apostou no "poder da pobreza" para promover a Fubu, usando suas conexões com rappers para colocar suas roupas em videoclipes. O empreendedor também pintou 300 portões de lojas com o logotipo da marca, o que gerou US$ 3 milhões em publicidade. Depois, veio um contrato com a divisão têxtil da Samsung para fabricar e distribuir as roupas, o que o levou a vender US$ 30 milhões em três meses.
John foi um dos palestrantes da conferência Multi-Unit Franchising, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, ao longo desata semana. O evento reúne centenas de franqueados e multifranqueados de diversos países, sendo cerca de 100 brasileiros. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) lidera uma comitiva com 55 empreendedores.
Confira 10 lições de empreendedorismo de Daymond John:
1. Seja persistente
Ele enfatiza a importância de nunca desistir, mesmo diante de desafios. John enfrentou dificuldades como dislexia e pobreza, mas não deixou que isso o impedisse de alcançar o sucesso.
2. Entenda seu cliente
John destaca a necessidade de conhecer profundamente seu público-alvo e suas necessidades. Ele usou essa compreensão para criar produtos que ressoaram com a comunidade hip-hop e construir um negócio de sucesso.
3. Trabalhe arduamente
O empreendedor enfatiza a importância de trabalhar duro e se dedicar ao seu negócio. Ele mesmo trabalhou longas horas e fez muitos sacrifícios para construir sua marca. “Qualquer coisa que vale a pena fazer vale a pena exagerar”, diz.
4. Adapte-se
John destaca a importância de se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias. Ele reconhece que o mundo está em constante evolução e que os empreendedores precisam estar dispostos a aprender e se adaptar. “A única coisa que custa mais do que a educação é a ignorância”, afirma.
5. Tenha mentores
John enfatiza o papel crucial de um mentor no sucesso de um empreendedor. “Reflita se as pessoas ao seu redor são mentoras ou são gaiolas”, diz. Ele aponta sua mãe como sua primeira mentora, que o guiou e o apoiou em sua jornada. Segundo, John, ela o ensinou a costurar os chapéus depois de ele comprar um que ela considerou barato e mal-feito. Ele então produziu os 80 itens que vendeu por US$ 800 em uma hora.
6. Tenha propósito
O sucesso não se resume apenas a dinheiro, mas também a fazer a diferença no mundo, na visão do empreendedor.
7. Crie uma marca forte
Um empreendedor precisa ser capaz de se resumir em duas a cinco palavras. John argumenta que , se ele não sabe o que representa, deixa as outras pessoas tirarem as próprias conclusões. De acordo com o empreendedor, opiniões são formadas nos primeiros 30 segundos de contato. Depois disso, as pessoas apenas escutam o que já pensam sobre você.
8. Monte uma equipe forte
De acordo com John, ninguém faz nada sozinho: o sucesso de um negócio depende da colaboração e do trabalho em equipe.
9. Tenha um plano
Defina metas claras. John reforça que o sucesso não acontece por acaso, mas por meio de planejamento e execução. “Se você não for responsável por definir suas metas para si mesmo, deixará que outras pessoas estabeleçam metas para você”.
10. Tenha paixão
Ele acredita que a paixão pelo negócio é o combustível que impulsiona o sucesso empreendedor.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios